Lula oficializa retomada da UFN-3 em Três Lagoas
Foto: Day Oliveira A retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), em Três Lagoas, foi oficializada nesta quinta-feira (25), durante cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, do vice-governador José Carlos Barbosa, do prefeito Cassiano Maia e de autoridades federais, estaduais e municipais. O empreendimento, paralisado há 12 anos, deve gerar cerca de oito mil empregos diretos e indiretos.
Recebido por trabalhadores da Petrobras e moradores, Lula assinou, ao lado de Magda Chambriard, os contratos com as empresas responsáveis pela retomada das obras e afirmou que a paralisação da unidade nunca fez sentido.
"Eu espero que vocês guardem a fotografia do dia de hoje. Não tem explicação uma empresa dessa magnitude, que iria produzir fertilizantes para ajudar a agricultura brasileira, ficar parada por 12 anos. Uma coisa é não começar uma obra. Outra coisa é ter projeto, dinheiro, necessidade e parar quando ela já estava com quase 85% concluída", declarou o presidente.
Lula também destacou que a conclusão da fábrica permitirá ao país reduzir a dependência da importação de fertilizantes. "O Brasil pagou preços absurdos por fertilizantes que poderiam estar sendo produzidos aqui", afirmou.
Ex-prefeita de Três Lagoas e responsável pela administração municipal quando a Petrobras anunciou a implantação da UFN-3, em 2008, Simone Tebet relembrou a trajetória do projeto e afirmou que a retomada representa um momento histórico para o município.
"Podem gostar ou não do presidente Lula, podem votar ou não votar nele, mas ninguém fez por Três Lagoas o que ele fez. Foi nesse período que conseguimos trazer a primeira fábrica de celulose e avançar com grandes investimentos para transformar a cidade", disse.
O prefeito Cassiano Maia afirmou que a retomada da obra representa um marco para o município justamente no mês em que Três Lagoas comemora 111 anos.
"Três Lagoas acaba de completar 111 anos e esse é o nosso maior presente", afirmou.
Durante a solenidade, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, anunciou a criação do programa "Autonomia e Renda Três Lagoas", voltado à qualificação profissional da população para atender à demanda da obra. Ela destacou que a retomada da UFN-3 simboliza a reconstrução da engenharia brasileira.
"Vocês não têm ideia da alegria que é poder anunciar mais uma retomada de obras da Petrobras. Quando falamos da UFN-3, estamos dizendo que acreditamos no Brasil, na Petrobras, na tecnologia e na engenharia brasileira", afirmou.
Magda também ressaltou o empenho das equipes que mantiveram o empreendimento preservado durante os anos em que permaneceu parado.
"Parabéns aos heróis da resistência, que não desistiram e acreditaram que essa obra voltaria", declarou.
Segundo a Petrobras, a UFN-3 será a unidade mais moderna do parque de fertilizantes da estatal. Instalada em uma região que concentra cerca de 40% da demanda nacional por ureia, a fábrica deve ampliar a produção brasileira, reduzir a dependência das importações, operar com maior eficiência energética e contribuir para diminuir as emissões de gases de efeito estufa.




COMENTÁRIOS