Câmara aprova Dia Municipal do Nutricionista e define homenageados dos 111 anos
Foto: Gabriela Fernandes / CMTLS O reconhecimento a profissionais e cidadãos que contribuem para o desenvolvimento de Três Lagoas marcou a 17ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (2). Durante a reunião, os vereadores aprovaram a criação do Dia Municipal do Nutricionista e definiram os homenageados que receberão títulos e honrarias durante a sessão solene em comemoração aos 111 anos de emancipação político-administrativa do município.
Entre as matérias aprovadas está o Projeto de Lei nº 49/2026, de autoria da vereadora Evalda Reis, que institui oficialmente o Dia Municipal do Nutricionista em Três Lagoas. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento e segue para os trâmites finais.
Os parlamentares também aprovaram, em bloco, uma série de projetos de decreto legislativo que concedem homenagens a moradores e personalidades que prestaram relevantes serviços à comunidade três-lagoense. As honrarias serão entregues durante sessão solene marcada para o dia 10 de junho, às 18h45, no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus II, no Distrito Industrial.
Foram aprovados os Projetos de Decreto Legislativo nº 31, 33, 34, 37, 46, 47, 48, 49 e do nº 52 ao 67. As matérias preveem a concessão dos títulos de Cidadão Três-lagoense, Cidadão Benemérito e dos Diplomas de Honra ao Mérito “Antonio Trajano dos Santos”.
Durante a sessão, os vereadores ainda aprovaram 11 requerimentos para concessão de Moções de Reconhecimento e Moções de Congratulação a pessoas que se destacaram por serviços prestados ao município.
Novos projetos iniciam tramitação
Além das aprovações, três novos projetos de lei foram apresentados e encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJR), etapa necessária antes da votação em plenário.
Entre as propostas está o Projeto de Lei nº 97/2026, de autoria do vereador Fernando Jurado, que busca declarar de utilidade pública a Associação de Desenvolvimento Econômico, Cultural e do Turismo da Região Costa Leste.
Também começou a tramitar o Projeto de Lei nº 98/2026, de autoria do vereador Robson Fegruglia, que cria o selo “Empresa Amiga do Consumidor”, destinado a reconhecer estabelecimentos que adotem boas práticas no atendimento e respeito aos direitos dos consumidores.
Outro projeto apresentado pelo parlamentar é o PL nº 99/2026, que institui o programa “Bebê a Bordo”. A proposta prevê a oferta de transporte adequado e humanizado para mulheres puérperas após a alta médica em unidades públicas de saúde do município.
As matérias agora passarão pela análise das comissões permanentes da Câmara antes de retornarem ao plenário para votação.




COMENTÁRIOS